Instalação do cabo de alimentação de entrada CC
Precauções
- Antes de conectar o cabo de alimentação de entrada CC, certifique-se de que a tensão CC esteja dentro do intervalo seguro (menos de 60 VCC) e que os três seletores CC no inversor estejam desligados. Se isso não for feito, poderão ocorrer choques elétricos.
- Quando o inversor operar no modo vinculado à rede, não realize manutenção ou operações no circuito CC, como conectar ou desconectar uma cadeia FV ou um módulo FV na cadeia FV. Caso contrário, isso poderá causar choques elétricos ou de arco, o que também poderá causar incêndio.
Confirme que as seguintes condições sejam atendidas. Caso contrário, o inversor poderá ser danificado, ou até mesmo um incêndio poderá ocorrer.
- A tensão de circuito aberto de cada cadeia FV deve ser sempre 1.500 VCC ou menos.
- As polaridades das conexões elétricas estão corretas no lado de entrada CC. Os terminais positivos e negativos de um módulo FV conectam-se aos terminais de entrada CC positivos e negativos correspondentes do inversor.
- Certifique-se de que a saída do módulo FV esteja bem aterrada.
- As cadeias FV conectadas ao mesmo circuito MPPT devem conter o mesmo número de módulos FV idênticos.
- O inversor solar não fornece suporte à conexão paralela completa para cadeias FV (conexão paralela completa: as cadeias FV conectam-se umas às outras em paralelo fora do inversor solar e, em seguida, conectam-se ao inversor solar independentemente).
- Durante a instalação de cadeias FV e do inversor, os terminais positivos ou negativos das cadeias FV poderão sofrer curto-circuito no aterramento se o cabo de alimentação não estiver instalado ou roteado corretamente. Nesse caso, pode ocorrerá um curto-circuito CA ou CC e o inversor poderá ser danificado. O dano causado ao dispositivo não é coberto por nenhuma garantia.
Descrição do terminal
O inversor fornece 18 terminais de entrada CC, os quais são controlados por seus três seletores CC. O SELETOR CC 1 controla os terminais 1–6 de entrada CC. O SELETOR CC 2 controla os terminais 7–12 de entrada CC. O SELETOR CC 3 controla os terminais 13–18 de entrada CC.
Requisitos para a seleção de terminais de entrada CC:
- Distribuir uniformemente os cabos de alimentação de entrada CC nos terminais de entrada CC controlados pelos três seletores CC.
- Maximizar o número de circuitos MPPT conectados.
Descrição da fiação dos conectores de ramificação Y
- Os conectores de ramificação Y podem ser comprados da Huawei ou de outros fabricantes com base nos seguintes modelos recomendados: se a corrente nominal do fusível do conector de ramificação Y for de 15 A, o modelo recomendado será 904095944 (Luxshare) ou A040959443039 (Comlink); se a corrente nominal do fusível do conector de ramificação Y for 20 A, o modelo recomendado será 904095945 (Luxshare) ou A040959453039 (Comlink).
- Ao conectar cabos a conectores de ramificação Y recomendados, certifique-se de que os conectores correspondam uns com os outros e sejam do mesmo fabricante. Caso contrário, a resistência do contato dos conectores poderá exceder o valor permitido. Nesse caso, os conectores poderão aquecer e oxidar, o que pode causar falhas.
- Certifique-se de que as porcas de travamento de todos os conectores estejam presas.
- Não prenda mais de três compartimentos de fusível juntos. Caso contrário, os fusíveis e seus compartimentos poderão ser danificados devido ao superaquecimento. É recomendado um espaço de 10 mm ou mais entre os compartimentos dos fusíveis. Não prenda os compartimentos dos fusíveis em outros condutores emissores de calor.
- Não coloque o arnês do conector de ramificação Y no solo. Reserve uma distância segura entre o arnês do conector de ramificação Y e o solo para evitar o impacto causado pela água do solo ao arnês.
- É recomendado que os conectores de ramificação Y sejam conectados do lado da cadeia FV e presos nos rastreadores FV.
- Sob estresse, os terminais de entrada CC do inversor solar são propensos a danos. Quando os conectores de ramificação Y forem conectados ao inversor solar, conecte e prenda os conectores para minimizar o estresse nos terminais de entrada CC. Para obter mais detalhes, consulte Prendendo os conectores de ramificação Y.
- O FV+ na lateral da cadeia deve ser conectado ao FV+ na lateral do SUN2000, e o FV– na lateral da cadeia deve ser conectado ao FV– na lateral do SUN2000.
- Como preferência, conecte uniformemente os conectores de ramificação Y aos MPPTs controlados pelo SELETOR CC 1 ou pelo SELETOR CC 2.
Número de conjuntos de conectores de derivação Y
MPPT recomendado para conexão
Número de conjuntos de conectores de derivação Y
MPPT recomendado para conexão
1
MPPT1
2
MPPT1 e MPPT4
3
MPPT1, MPPT3 e MPPT4
4
MPPT1, MPPT3, MPPT4 e MPPT6
5
MPPT1, MPPT2, MPPT3, MPPT4 e MPPT5
6
MPPT1, MPPT2, MPPT3, MPPT4, MPPT5 e MPPT6
7
MPPT1, MPPT2, MPPT3, MPPT4, MPPT5, MPPT6 e MPPT7
8
MPPT1, MPPT2, MPPT3, MPPT4, MPPT5, MPPT6, MPPT7 e MPPT8
9
MPPT1, MPPT2, MPPT3, MPPT4, MPPT5, MPPT6, MPPT7, MPPT8 e MPPT9
N/D
N/D
Figura 5-15 Solução do conector de ramificação YCenário
Modelo do conector de ramificação Y (Parte A)
Descrição das conexões
Conectando os conectores de ramificação Y às cadeias FV (recomendado)
Todos os modelos
Use os terminais CC fornecidos com os SUN2000s para conectar a parte B aos SUN2000s.
Conectando os conectores de ramificação Y ao SUN2000
Modelos recomendados pela Huawei
A parte A pode ser diretamente conectada ao SUN2000, e a parte B não é necessária.
Outros modelos
Para que os terminais da parte A correspondam aos terminais CC do SUN2000, a parte B precisa conectar a parte A ao SUN2000. Use os terminais CC fornecidos com os SUN2000 para conectar a parte B aos SUN2000.
Especificações do cabo
Tipo de cabo |
Área transversal do condutor (unidade: mm2) |
Diâmetro externo do cabo (unidade: mm) |
---|---|---|
Cabo FV que atende ao padrão de 1.500 V |
4–6 |
4,7–6,4 |
Cabos com alta rigidez, como cabos blindados, não são recomendados, pois a dobra dos cabos pode gerar um contato insuficiente.
Procedimento
- Use os conectores FV MC4 EVO2 fornecidos com o inversor. Se perder os conectores FV ou eles forem danificados, compre conectores do mesmo modelo. Os danos ao dispositivo causados por conectores FV incompatíveis estão fora do escopo da garantia.
- Para modelos da ferramenta de crimpagem e chave de remoção, use o modelo recomendado ou entre em contato com o fornecedor Staubli.
- Instale o cabo de alimentação de entrada CC.
- O intervalo de medição da tensão CC do multímetro deve ser de, pelo menos, 1.500 V.
- Se a tensão for um valor negativo, a polaridade da entrada CC estará incorreta e precisará ser corrigida.
- Se a tensão for maior do que 1.500 V, há muitos módulos FV configurados à mesma cadeia. Remova alguns módulos FV.
- Conecte o conector de cadeia FV ao conector do inversor. Em seguida, puxe o conector da cadeia FV na direção axial para verificar se os conectores estão conectados de modo seguro.
- O conector deve ser conectado firmemente. Os danos causados por conexão inadequada não são cobertos pela garantia.
Figura 5-16 Conexão do caboFigura 5-17 Conexão do conectorDurante o cabeamento de alimentação de entrada CC, deixe pelo menos 50 mm de folga. A tensão axial em conectores FV não pode exceder 80 N. O torque ou o estresse radial não devem ser gerados em conectores FV.
Figura 5-18 Requisitos de cabeamento de alimentação de entrada CC